Introdução

Nessa série de posts vou explorar e aprofundar vários conceitos de gamificação e através do uso de um framework, “enquadrar” dentro de cada conceito como as escolas atuam hoje e projetar como serão no futuro. Além disso, irei citar alguns exemplos e “pinceladas” de como pensamos e o que estamos executando na Realvi.

Para esse post introdutório vou dar algumas características gerais do que é a gamificação e sua utilização para melhoria do engajamento dos alunos.

A gamificação é a aplicação de funcionalidades e elementos de jogos em contextos que não são de jogos, com o objetivo de promover o engajamento e aprendizado (para ser mais preciso, não existe um consenso da definição exata de gamificação, mas utilizo essa definição por achar a que mais diretamente transmite o pensamento). O uso da gamificação no contexto escolar já é estudado há algum tempo, mas o seu uso ainda é muito incipiente, existem poucas ferramentas e recursos para que professores e alunos possam construir e participar juntos de uma experiência gamificada.

A geração alpha, pessoas nascidas a partir de 2010, possuem características únicas que fazem com que o uso da tecnologia no contexto escolar seja inevitável e junto com essa utilização o desafio de entender e engajar os alunos cresce ainda mais. Muitos deles com pais nativos digitais, o conhecimento tecnológico dessa geração e seu uso no dia a dia, faz com que se comunicar com a tecnologia seja praticamente sua segunda natureza.

Nesse cenário, a gamificação e sua utilização para fazer parte de uma experiência única, personalizada e que sabe lidar com a infinidade de oportunidades e perspectivas que o mundo digital oferece, se torna uma peça eu diria não apenas útil, mas fundamental para a promoção do engajamento e aprendizado.

Na próximo post, parte 1, irei citar os 8 conceitos de gamificação que vou usar nessa série. Nos posts 2 a 9 irei detalhar cada um dos conceitos, e no último post uma conclusão de todo o pensamento. Será uma série longa e divertida, passo a passo; conto com vocês!